"Languages are indeed essential to the identity of groups and individuals and to their peaceful coexistence. They constitute a strategic factor of progress towards sustainable development and a harmonious relationship between the global and the local context.... UNESCO therefore invites governments, United Nations organizations, civil society organizations, educational institutions, professional associations and all other stakeholders to increase their own activities to foster respect for, and the promotion and protection of all languages, particularly endangered languages, in all individual and collective contexts."
O Dia Europeu das Línguas é celebrado desde 2001 e resulta de uma iniciativa levada a cabo pelo Conselho da Europa, Strasbourg, com o intuito de promover uma consciência reflexiva sobre a importância da diversidade linguística, o plurilinguismo e a necessidade da aprendizagem das línguas ao longo da vida.
26 de Setembro é o dia que assinala esta data que, no presente ano, se reveste de “maior” importância dado que 2008 é o Ano Internacional das Línguas. Pretende – se, desta forma, promover e proteger todas as línguas dando – se particular ênfase às línguas menos faladas.
A diversidade linguística e o multilinguismo serão, sem dúvida, a tónica para um ano no qual se procurará a realização de projectos diversificados que visem, neste contexto, a aquisição de conhecimentos e a exploração dos mesmos, através do trabalho colaborativo e visando, essencialmente, a promoção do intercâmbio cultural.
O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida revela – se um “instrumento” primordial dado que, através das diferentes “modalidades” que oferece *, contribui para o intercâmbio e a cooperação, facilitando a mobilidade entre diferentes sistemas de ensino e formação europeus.
* Comenius, Erasmus, Leonardo da Vinci e Grundtvig
Os Assistentes Comenius (antigos Assistentes de Línguas Comenius) proporcionam uma experiência riquíssima a todos aqueles que, com eles, tenham o privilégio de trabalhar. Possibilitam o estabelecimento de “laços” que vão muito além da “simples” aprendizagem de uma língua estrangeira …
Aqui se registam alguns comentários, elaborados por um grupo de alunos, que usufruíram dessa experiência. Incluímos, ainda, a sua opinião relativamente à generalidade das temáticas aqui bordadas.
Contamos com a VOSSA colaboração e aguardamos as VOSSAS intervenções neste espaço!
. Links:
. European Day of Languages 08 – Council of Europe: http://www.ecml.at/edl/
. UNESCO – International Year of Languages: http://www.ecml.at/edl/NewsDetails.asp?n=318
. International Year of Languages: http://www.un.org/events/iyl/index.shtml
. Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV): http://alv.addition.pt/